Notícias

Sim, no Brasil existe uma Cidade do Leite

23/06/2020
Seja bem-vindo à Castro, a Capital Nacional do Leite. 

O Município de Castro se destaca na liderança da produção de leite com mais de 300 milhões de litros de leite, com produtividade média de 7.478 litros, por vaca no ano.

O reconhecimento veio através da Lei Federal nº 13.584 sancionada pelo Presidente da República, no dia 26 de dezembro de 2016 e, publicada em Diário Oficial da União em 27 de dezembro.

A Capital Nacional do Leite, realiza, em Agosto, o Agroleite, considerado a vitrine tecnológica do setor.

A cidade de Castro, tem 67 mil habitantes e um rebanho de 40 mil vacas.

A maioria das salas de ordenha em Castro são inteiramente informatizadas.

A Genética Arm, em Castro foi a primeira propriedade da América Latina a investir na robotização da ordenha.

Os produtores têm compromisso com a atividade que desenvolvem, atendem as normas de controle sanitário, investem em tecnologia, melhoramento genético de seus rebanhos e na profissionalização de suas propriedades.

O leite de Castro tem contagem de células somáticas abaixo de 250 mil por mililitro. Isso é bem menos do que o máximo permitido nos Estados Unidos, de 750 mil, e do que na Europa, de 400 mil.

A Castrolanda foi pioneira no país ao implantar o pagamento pela qualidade do leite, em 1995. Esse foi um grande diferencial, porque incentiva e recompensa o produto de qualidade.

Graças à alta tecnologia e ao melhoramento da pecuária leiteira, de origem holandesa, a produtividade do rebanho chega a ser seis vezes superior à média brasileira. 

As propriedades em Castro já realizavam exames para controle da brucelose e tuberculose, mesmo antes do programa nacional ser lançado. 

As vacas têm nutricionistas pois também precisam de uma alimentação saudável e controlada. Tudo o que a vaca come favorece a qualidade do leite que ela vai produzir. Elas se alimentam de capim, feno e outros volumosos concentrados, que são ricos em energia e proteína, além de minerais e vitaminas.

As vacas possuem assistência veterinária 24 horas por dia.

O leite é composto em 87% de água, de forma que sua produção é, em grande parte, dependente da ingestão de água. 

Uma Vaca Holandesa necessita cerca de 4 litros de água para cada litro de leite produzido.

O leite é rico em vitaminas A, B e D, que fornecem energia, otimizam a concentração e protegem os olhos. 

A água não é a única forma que temos de nos hidratar. O leite também ajuda à hidratação diária e, para além disso, oferece uma grande variedade de nutrientes comparativamente a outras bebidas.

O leite melhora a qualidade do sono.

O leite é a principal fonte de cálcio da alimentação cotidiana. Cada 200 ml de leite tem aproximadamente 240 mg de cálcio.

A maior vantagem do leite é sua composição: proteínas, carboidratos, gorduras e minerais fundamentais como o cálcio estão nele contidos.

O cálcio é essencial para a saúde e fortalecimento dos ossos. Ossos sem cálcio ficam “porosos” e fracos, o que aumenta muito a chance de fraturas. Isso é o que se conhece por osteoporose.

O leite produzido em Castro vale a pena. É de fato uma delícia!

Aliás, você já bebeu seu leite hoje?